Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Nix, a grande Matriarca



Segundo a mitologia grega, Nix, a personificação da noite, é filha do Caos e a mais velha de seus irmãos. Ela foi a primeira criatura à emergir do vazio.
Nix foi responsável por dar vida à Éter e Hemera junto ao seu irmão Érebo, além de dezenas de divindades sozinha, entre elas os Deuses Gêmeos, Hipnos e Tânato, Oniro, Momos, Oizus, Hespérides, Lissa, Caronte e outros.
“Nix desempenhou um papel importante no mito como um dos primeiros seres a vir à existência. Na tradição Órfica, todo universo e demais Deuses primais nasceram do Ovo Cósmico de Nix”
Seu nome significa “trevas” e é de origem indo-europeia e habita o extremo Ocidente, enquanto Érebo personifica as trevas subterrâneas, inferiores, Nix percorre o céu, coberta por um manto negro, sobre um carro puxado por quatro cavalos negros e sempre acompanhada das Queres.
Ela também é a matriarca de toda a magia e acredita-se que ela dava fertilidade a terra para brotar ervas encantadas, e também se acreditava que ela tinha total controle sobre vida e morte, tanto de homens como de deuses, sendo assim, cultuada por várias (os) feiticeiras(os).

Nenhum comentário:

Postar um comentário